No verão o transito fica insuportável, muitos turistas da argentina.. aluguel caro ( uma casa custa em torno de 800 a 1.000 casa pequena) Apto e kitnet 500, 600, 700...
Lindas praias, povo meio metido, mas educado.... tão educados que para pegar um ônibus fazem fila. Não tem essa de furar fila ou empurrar os outros.
Quem nasce aqui é chamado de manezinho.. se tu diz, segue toda vidaaaaaaaaaaa.. e por aí vai.. tu pode se sentir em Portugal ao conversar com o povo açoriano.
Aqui você pode ser vegetariano sem problema nenhum... frutas, legumes, hortaliças... muito barato.... muito mesmo.. todo tipo de fruta por apenas alguns centavos... uva, banana, pera, caqui, mamão, mexerica, maçã etc...... 1.00 o quilo, 60 centavos, 80 centavos.
As pessoas aqui gostam de praticar exercício físico, correr, caminhar, malhar... cansei..
A maioria das moradias aqui é sobrado, casas de dois pisos.. enormes casas.
É uma ilha linda! tem o sul da ilha e o norte da ilha. mas parece duas cidades dividida pelo centro. para ir do sul da ilha para o norte é muito longe... uns 60 km então quem mora no sul da ilha, praticamente não vai ao norte. só uma vez ou outra para ir em Jurerê Internacional ver Ferrari, lamborghini, porsche e outros populares dessa região.. ver mansão de cinema.. é voltar pra casa.
As escolas públicas são ótimas. Nada de paredes e coisas quebradas. Ensino nota 10
Também há muitas creches para as mães colocarem seus filhos. A partir dos 6 meses e por tempo integral.
transporte escolar para crianças especiais gratuito, incentivo a leitura e esporte também faz parte do ensino escolar.
O frio é maior em junho, julho e agosto... bem frio. tudo fica mofado, você não sabe se a roupa está seca ou molhada quando vai tirar do varal, nada seca. se você for bem magro, pode sofrer bem mais.. você faz a comida e quando vai comer já esta fria. Na cidade onde nasci as pessoas comem feijoada a qualquer dia. Aqui
é só no inverno.
No inverno você muda de guarda roupa. Sobe as roupas quentes e desce as de polo norte. tem que ter muito espaço para roupa de frio e verão.
Quando é anunciado a chegada do verão, todos correm para praia. não pra entrar na água, mas pra hibernar no sol, já que no começo do verão a água ainda esta cortante. Nem peixe aguenta..
No inverno tem o lado bom.. se come muitoo e se engorda muitoo também.
Há muita oportunidade de trabalho, principalmente pesado ( pedreiro, carpinteiro, garçom, faxineira etc..) ter uma faxineira é só para quem pode, quem não pode faz a sua. 120 a 150 uma faxina custa. Só a casa, nada de cozinhar nem passar ou lavar roupa.
Aqui você dorme de portas escancaradas.. janelas abertas, não tem grades. 80% das pessoas que moram no sul do país sentem segurança em sua própria casa. Diferente do norte, nordeste, blablabla...
A carne é cara, o frango é barato, a gasolina é cara, o iptu é caro, o nosso é 200 e poucos reais.
Roupa é bem em conta. Quando começa o inverno a roupa de verão fica uma pexinxa e quando começa o verão a roupa de inverno é muito em conta e vise versa.
Lugar lindo.. montanhas.. tuneis.. ótimas estradas.. não de vê crateras no asfalto,tudo bem feito.
Os governantes aqui pode até tirar uma lasquinha, mas se tratando de investimento eles são os caras.. tu não vê obras embargadas por aqui, nem trabalho terceirizado de quinta, como tem muito no estado de RONDÔNIA, onde o povo sofre com os políticos corruptos. Nem sabem disfarçar, tentando fazer pelo menos o básico daquilo que o povo realmente precisa para poder viver com dignidade de um ser humano.
Uma casa custa em torno de 200 mil para compra.
A saúde deixa um pouco a desejar, faltam médicos, mas os hospitais são grandes e limpos. ótimas construções hospitalares ( ar condicionado, água geladinha, higiene. Tratamento de doente mesmo ).
Acho que é isso. Um pouco de FLORIANOPOLIS a cidade da magia pra você.
Abraços e até a próxima...